segunda-feira, 30 de julho de 2018

Aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos da PM acontece

Fotos: Sd PM Edileusa



Na manhã de ontem, 08 de junho de 2018, no Auditório do Ministério Público, oconteceu a primeira aula do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos - CHOA PM 2018.

O comandante geral da PMRO - coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa esteve presente para dar boas-vindas aos alunos-a-oficiais administrativos.


Durante o evento, o capitão Marcelo, representando o governador Daniel Pereira, lembrou das ações feitas pelo governo de Rondônia em prol da PMRO nos últimos anos: como o ingresso nas carreiras da corporação, agora, através do ensino superior para as praças e bacharel em Direito para os oficiais, a implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência, reestruturação da PMRO e CBMRO, que atualizou o quadro organizacional da corporação para os tempos de uma polícia moderna, com a criação de novas funções e abertura de vagas nos quadros de oficiais e praças.

O coordenador de recursos humanos - coronel Lessa mencionou que uma boa formação, atrelada à meritocracia, é sinônimo de qualidade no serviço público. “O que sai caro para o Estado é um policial mal formado, que lá na frente não vai corresponder às expectativas. Um curso que não for planejado para fins de excelência, é dinheiro do contribuinte jogado fora. Precisamos priorizar a meritocracia, porque ela respeita o princípio constitucional da eficiência. A população precisa de uma polícia eficiente, e só conseguirá isso, se forem selecionados nos processos seletivos internos da corporação, os melhores. Vocês são referências, e ser uma referência, pesa. Porque criam-se expectativas. Vocês, Alunos a Oficiais, deverão, pelo mérito, conquistarem o posto de oficiais da polícia militar.” Disse.


"Para os senhores alunos, tudo foi zerado, novamente, com o início do CHOA. Começou do zero. Vocês têm que se dedicar a partir de agora, pois a disputa começou. Acompanhamos desde o ano de 1998, as situações de conclusão dos cursos onde havia policiais que queriam voltar para seus locais de origem. Alguns conseguiram, outros não. A supremacia do interesse público sobre o particular é crucial. Após o fim do curso, será observado esse quesito. Onde a polícia militar carecer de oficiais administrativos, será lotado o futuro Tenente Administrativo, respeitando nosso quadro organizacional, e no segundo momento, caso houver possibilidade, casar o interesse do profissional com a da administração. Aproveitem para estudarem, e, que todos possam conseguir seus propósitos durante o curso e após o mesmo." Disse o coronel Rildo, Subcomandante Geral da PMRO.

O Curso teve seu início no dia 1º de junho de 2018, com 53 (cinquenta e três) alunos a oficiais de Administração, e a atividade de ensino terá carga horária total de 1.110 horas-aula em regime integral de semi-internato, no qual os alunos receberão instruções práticas e teóricas para ambientá-los a uma nova carreira dentro da Polícia Militar. O coordenador do CHOA PM 2018 é o capitão PM Baumann.


A oportunidade de frequentar o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração tornou possível a realização do sonho desses policiais militares, bem como oportunizará a devida qualificação técnica para melhor prestarem o serviço de segurança pública à sociedade rondoniense.
Ciclo de palestras
Após a realização da aula inaugural, aconteceu um ciclo de palestra, que tratou sobre os temas de prerrogativas e atividades estatutárias inerentes ao Oficial da Administração na PMRO, bem como suas competências, atribuições e prerrogativas nas conduções de Inquéritos Policiais Militares, Autos de Prisão em Flagrante Delito, composições de Processos Administrativos Correcionais, em Conselhos Permanentes e na atuação como autoridade disciplinar, conforme RDPM/PMRO. 
Estiveram presentes na solenidade, o Comandante Geral da PMRO - coronel Ronaldo; Subcomandante Geral da PMRO - coronel Rildo; Coordenador de Recursos Humanos - coronel Lessa; tenente coronel Jardel - representando o Procurador Geral do MPRO; tenente coronel Abreu - representando o Presidente do TCE; o Diretor de Ensino - tenente coronel Alexandre; capitão Marcelo - representando o Governador do Estado; capitão Thiago Campos - representando o Secretário da SESDEC e demais oficiais e praças da corporação.


Jornalista: Lenilson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário