sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Qüinqüênios: PGE lança parecer favorável beneficiando Policiais e Bombeiros Militares do Amazonas da Ativa, Aposentados e Pensionistas



O Presidente da ASSOAPBMAM, Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais QOA, Sargento Pereirinha, conversou  com nossa equipe e explicou o que são os Qüinqüênios e também falou sobre as importantes conquistas dos Militares nos últimos dias.


Militaria
O que são os Qüinqüênios?

Sargento Pereirinha
É o adicional de tempo de serviço, a cada cinco anos de serviço, o Policial e Bombeiro Militar têm direito ao pagamento de 5% do soldo. Conforme a lei n.º 1502 de 31 de dezembro de 1981, Art. 19 - A gratificação de Tempo de Serviço é devida ao policial-militar por qüinqüênio de tempo de serviço público.

Militaria
Quem tem direito a receber os Qüinqüênios?

Sargento Pereirinha
Todos os Policiais e Bombeiros Militar que ingressaram na carreira militar até 1994. Segundo a lei n.º 15021981 Art. 20 - Ao completar cada qüinqüênio de tempo de serviço, o policial-militar percebe a Gratificação de Tempo de Serviço, cujo valor é o número de cotas de 5% (cinco por cento) do soldo do seu posto ou graduação, até o limite de sete quotas. Parágrafo único - O direito a gratificação começa no dia seguinte àquele em que o policial-militar completar cada qüinqüênio, computado na forma da legislação vigente e reconhecido mediante publicação em boletim da Corporação.

Militaria
Quando o governo do Amazonas deixou de pagar o Qüinqüênio?

Sargento Pereirinha
No Ano de 1999. E desde o ano de 2012 os valores estão congelados.

“A Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais QOA, entrou justiça, com variais ações individuais e o Tribunal de Contas do Estado, lançou a Sumula 2526/2017, data do dia 31 de Agosto 2017 reconhecendo o direito pleiteado. Hoje, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), concedeu parecer favorável referente às promoções dos militares que ainda não foram republicadas e também a atualização monetária dos valores dos qüinqüênios.” Comentou Pereirinha.

Vídeo - Sargento Pereirinha fala sobre parecer da PGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário